quinta-feira, 12 de março de 2015

Arte e estatística

La vera opera d'arte non è che l'ombra della perfezione divina (a verdadeira obra de arte é apenas uma sombra da perfeição divina), terá dito Michelangelo séculos antes de um urinol atingir estatuto artístico. A arte será muita coisa mas, como a ciência, representa, capta e modeliza a vida:


Para além de um ponto de partida, ou até de uma finalidade, com muito em comum, também na sua concretização há interseções entre a estatística e a arte. Por exemplo, será arte ou estatística o facto de, havendo na população que vai ao MoMA crianças mas faltando igual proporção de gigantes, a distribuição das alturas dos visitantes ser assimétrica?



A arte concretiza e potencia a interpretação da crueza dos números. Nesse sentido, o casamento entre a arte e a estatística já é uma realidade. Talvez mais até do que a estatística da arte.

Nota: Texto inspirado num gráfico feito em SPSS por alunos de Bioestatística do curso de Mestrado Integrado em Medicina Dentária. O objectivo era explorar a relação entre o peso e a altura, mas tal foi conseguido com nota artística:


1 comentário:

  1. Para os interessados em arte, em matemática, na arte na matemática ou a matemática da arte, deixo um endereço de web que considero muito interessante (da matemática dos fractais, à das leis da física; da matemática da engenharia mecânica à do movimento de fluidos):
    http://www.bugman123.com/index.html

    ResponderEliminar