sexta-feira, 27 de fevereiro de 2015

Ich glaube nur der Statistik, die ich selbst gefälscht habe…

A Winston Churchill é frequentemente atribuída a frase:“I only believe in statistics that I doctored myself". Traduzindo, o antigo primeiro ministro britânico apenas acreditaria em estatísticas falsificadas por ele próprio.

Curiosamente, a frase é mais conhecida na Alemanha que na Grã-Bretanha, onde não há recordação ou alguma prova escrita conhecida que Churchill a tenha proferido. Aliás, o governante era conhecido pelo seu apreço pela Estatística, tendo recorrido à mesma para tomar decisões cruciais durante a segunda guerra mundial. Autor de obra extensa - chegou a ganhar o Nobel da Literatura - não será impossível que Churchill seja mesmo o autor da frase, mas há alguma desconfiança de que tal não terá acontecido. Há até quem atribua a frase à propaganda nazi.

Alvíssaras a quem encontrar documentos ou links mais esclarecedores sobre esta questão.

1 comentário:

  1. Pelo que percebi, segundo uma publicação do Statistisches Landesamt Baden-Württemberg, um Gabinete de Estatística Alemão, - www.statistik-bw.de/veroeffentl/8055yy001.pdf - há, de facto, dúvidas acerca da origem da citação. De notar a afirmação da Editora Verlag, que tem referenciada esta citação em diversas publicações, mas sem contudo atribuir autoria à mesma. Ademais, numa resposta do The Times aos autores, estes mencionam que o próprio biógrafo oficial de Churchill, Martin Gilbert (que faleceu recentemente), desconhecia esta associação.
    Interessante mesmo é o paradoxo das fontes possíveis de uma mesma citação. Através de outras fontes online, li que, possivelmente, esta citação terá sido proferida pelo ministro da propaganda de Hitler, Joseph Goebbels, sendo direccionada a Churchill, que era considerado por estes, um mentiroso que até “falsificava números” .
    A velha questão do “quem disse o quê..”

    ResponderEliminar